Perícias Técnicas
Entende-se como perícia judicial ou perícia técnica, aquela que ocorre quando solicitada por um juiz em um processo judicial. Dessa forma, ela é indicada para casos onde é preciso a emissão de um laudo especializado para a resolução de uma questão jurídica.
Neste sentido, a perícia será designada ao profissional escolhido pelo magistrado para a execução desse trabalho. A solicitação chegará para o perito já com os argumentos, teses e perguntas a serem conferidas e respondidas ao juiz, direcionando assim a análise técnica dos documentos a serem estudados.
Nesses casos, o profissional precisará realizar as análises e emitir o seu laudo pericial com todos os seus anexos.
A imparcialidade, sigilo e exatidão na apuração das informações são elementos fundamentais para uma boa execução deste trabalho.
Geralmente, ao solicitar que seja feito uma perícia contábil judicial, a discussão central de um processo são os valores.
Por exemplo, devido uma autuação fiscal, a empresa irá apresentar uma defesa contestando o valor aplicado de uma multa específica. Dessa forma, o judiciário poderá solicitar que seja feito uma perícia para analisar o caso e assim dar o seu parecer sobre o valor cobrado.
Perícia extrajudicial
Já a perícia extrajudicial, ocorre quando não há um pedido judicial, ou ainda quando um processo judicial está sendo constituído.
Esta perícia pode ser dividida em três tipos, são eles:
Perícia arbitral;
Perícia no âmbito estatal;
Perícia voluntária.
A sua solicitação é algo bastante comum, principalmente nos casos de demissão de colaboradores, no qual o empregado quer averiguar se o valor pago pela empresa realmente era o valor devido, considerando seu tempo na empresa, cargo exercido e etc.
Ela também se torna um importante instrumento para verificar e confirmar se valores cobrados originários de contratos bancários, de financiamentos e entre outros estão sendo cobrados corretamente.
Além disso, é utilizada também em situações como autuações fiscais, partilha de bens, liquidação de haveres, fusão de empresas e cálculos de indenizações, por exemplo.
A solicitação deste modelo de perícia, geralmente, é feita por um advogado ou pela própria empresa ou pessoal interessada.
Desse modo, a perícia evidenciará essa situação e poderá ser muito importante na resolução do caso de forma ágil, dentro do âmbito administrativo.
Entre em contato agora mesmo!
Nossa Equipe está de prontidão para oferecer a melhor solução para você!